4. Começando a trabalhar com QtCreator e QGIS

O QtCreator é um IDE recente dos criadores da biblioteca Qt. Com o QtCreator, você pode criar qualquer projeto em C++, mas é realmente otimizado para pessoas que trabalham em aplicativos baseados em Qt(4) (incluindo aplicativos móveis). Tudo o que descrevo abaixo pressupõe que você esteja executando o Ubuntu 11.04 ‘Natty’.

4.1. Instalando QtCreator

Essa parte é fácil:

sudo apt-get install qtcreator qtcreator-doc

Após a instalação você deve encontrá-lo no menu do gnome

4.2. Preparando seu projeto

I’m assuming you have already got a local QGIS clone containing the source code, and have installed all needed build dependencies etc. There are detailed instructions for git access and dependency installation.

No meu sistema, verifiquei o código em $HOME/dev/cpp/QGIS e o restante do artigo foi escrito assumindo que você deve atualizar esses caminhos conforme apropriado para o seu sistema local.

Ao abrir o QtCreator:

Arquivo -> Abrir Arquivo ou Projeto*

Depois use o diálogo de seleção de arquivo resultante para procurar e abrir este arquivo:

$HOME/dev/cpp/QGIS/CMakeLists.txt
../../_images/image01.jpeg

Em seguida, você será solicitado a fornecer um local de construção. Eu crio um diretório de construção específico para o em que o QtCreator vai trabalhar:

$HOME/dev/cpp/QGIS/build-master-qtcreator

Provavelmente, é uma boa idéia criar diretórios de construção separados para diferentes branches, se você tiver espaço em disco.

../../_images/image02.jpeg

Em seguida, você será perguntado se você tem alguma opção de criação do CMake para passar para o CMake. Vamos dizer ao CMake que queremos uma compilação de depuração adicionando esta opção:

-DCMAKE_BUILD_TYPE=Debug
../../_images/image03.jpeg

Esse é o básico para isso. Quando você concluir o Assistente, o QtCreator começará a verificar a árvore de origem para obter suporte ao preenchimento automático e fará outras tarefas de limpeza em segundo plano. Queremos ajustar algumas coisas antes de começarmos a construir.

4.3. Configurando seu ambiente de compilação

Clique no ícone ‘Projetos’ à esquerda da janela do QtCreator.

../../_images/image04.jpeg

Selecione a guia de configurações de compilação (normalmente ativa por padrão).

../../_images/image05.jpeg

Agora, queremos adicionar uma etapa do processo personalizada. Por quê? Como o QGIS atualmente pode ser executado apenas a partir de um diretório de instalação, não do diretório de compilação, precisamos garantir que ele seja instalado sempre que o compilarmos. Em ‘Build Steps’, clique no botão combinado ‘Add BuildStep’ e escolha ‘Custom Process Step’.

../../_images/image06.jpeg

Agora vamos definir os seguintes detalhes:

Enable custom process step: [yes]

Comando: make

Diretório de trabalho: $HOME/dev/cpp/QGIS/build-master-qtcreator

Argumentos de comando: install

../../_images/image07.jpeg

Você está quase pronto para compilar. Apenas uma observação: o QtCreator precisará de permissões de gravação no prefixo de instalação. Por padrão (que eu estou usando aqui), o QGIS será instalado em /usr/local/. Para meus propósitos na minha máquina de desenvolvimento, eu me concedi permissões de gravação no diretório /usr/local.

Para iniciar a compilação, clique no ícone grande do martelo na parte inferior esquerda da janela.

../../_images/image08.jpeg

4.4. Definindo seu ambiente de execução

Como mencionado acima, não podemos executar o QGIS diretamente na compilação, portanto, precisamos criar um destino de execução personalizado para informar ao QtCreator para executar o QGIS a partir do diretório de instalação (no meu caso /usr/local/). Para fazer isso, retorne à tela de configuração de projetos.

../../_images/image04.jpeg

Agora selecione a guia ‘Run Settings’

../../_images/image09.jpeg

Precisamos atualizar as configurações de execução padrão, usando a configuração de execução ‘qgis’ para usar uma configuração personalizada.

../../_images/image10.jpeg

Para fazer isso, clique no botão combinado ‘Addr v’ ao lado do combo Configuração de execução e escolha ‘Custom Executable’ na parte superior da lista.

../../_images/image11.jpeg

Agora, na área de propriedades, defina os seguintes detalhes:

Executável: /usr/local/bin/qgis

Argumentos :

Diretório de trabalho: $HOME

Run in terminal: [no]

Debugger: C++ [yes]

Qml [no]

Em seguida, clique no botão “Rename” e dê um nome significativo ao seu executável personalizado, por exemplo ‘QGIS instalado’

../../_images/image12.jpeg

4.5. Executando e depurando

Agora você está pronto para executar e depurar o QGIS. Para definir um ponto de interrupção, basta abrir um arquivo de origem e clicar na coluna da esquerda.

../../_images/image14.jpeg

Agora inicie o QGIS no depurador clicando no ícone com um bug no canto inferior esquerdo da janela.

../../_images/image13.jpeg